Superfícies de Referência

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

§
 
  • A geodésia, é uma ciência que se dedica ao estudo das formas e das dimensões da Terra. Para fazer isto, a geodésia divide a Terra em três superfícies, a superfície física terrestre, o geóide e o elipsóide.
§
§
  • A superfície física terrestre, é uma superfície extremamente difícil de se modelar matematicamente, pois ela possui uma quantidade infinita de reentrâncias e saliências e um modelo matemático para modelar esta superfície é atualmente inconcebível.
§
  • §O geóide é uma superfície que possui uma propriedade especial. No geóide o valor da aceleração da gravidade é igual em todos os pontos (o que não acontece na superfície física). Porém o geóide é tão difícil de modelar geometricamente quanto a superfície física terrestre, pois também possui uma quantidade infinita de reentrâncias e saliências.
§
  • §O elipsóide, foi a única maneira de se representar geometricamente a Terra. Ele é uma figura geométrica tridimensional que é definido por um semi-eixo maior (a) e um semi-eixo menor (b), os geodesistas definem o elipsóide pelo semi-eixo maior (a) e o achatamento f.