Análises de Overlay

  • §Em software de SIG e também em software de CAD, é possível sobrepor e visualizar vários temas ao mesmo tempo. Este procedimento é denominado de overplot, pois consiste no desenho de uma camada sobre a outra, por exemplo, o desenho da camada de estradas sobre a camada de mapeamento de solos. É possível apenas realizar análise visual, ou seja, observar que uma parte da estrada passa sobre um determinado tipo de solo, mas neste caso, fica difícil quantificar o comprimento da parte da estrada que está sobre um determinado tipo de solo. Para termos esta quantificação, temos que realizar uma operação de overlay topológico.
  • §A distinção entre overlay topológico e overplot gráfico é importante no entendimento de como os dados espaciais e atributos são integrados para realizar os tipos de análises e pesquisas necessárias. Esta é uma diferença que sempre define a diferença de SIG e CAD.
  • §Um overplot gráfico de temas é útil para a comparação visual de níveis de informações. O usuário pode comparar e contrastar feições em cada tema usando overplot, baseado nos seus atributos, com cores e preenchimentos. Não existe limite para o número de temas que se pode fazer overplot. É importante lembrar que overplot é uma ferramenta somente visual (nenhuma ligação entre as feições das temas separadas existente na base de dados.
  • §Por outro lado, um overlay topológico junta dados de temas separadas, criando novas feições gráficas e documentando as relações entre estas feições. Para conduzir análises espaciais e tabulares sobre dados de múltiplas temas, as temas devem ser combinadas usando operações de overlay topológico.