Criação de Plano de Análise

  • Na realização de análises complexas, é sempre importante criar um diagrama com as etapas de processamento de dados necessários para se obter os resultados finais. Com este diagrama, os usuários do gvSIG poderão executar processamentos em menores tempos além de minimizar a ocorrência de erros lógicos. Além disso, o diagrama poderá ser utilizado na documentação da metodologia de trabalho.
  • Na elaboração do diagrama de análise é sempre importante que sejam discriminados os dados dos processamentos, por exemplo para dados pode-se utilizar paralelogramos e para processamento pode-se utilizar retângulos.
  • Vários programa s de SIG já disponibilizar ambientes para elaboração de diagramas de processamentos, que em seguida se transformam em rotinas computacionais que automatizam o processamento dos dados. Entre os programa de SIG que tem este tipo de ferramenta é possível destacar o ArcGIS, o IDRISI e o ERDAS. A extensão Sextante disponível para o gvSIG, disponibiliza um ambiente para a elaboração de diagramas de análise, conforme será visto mais adiante.