Exercícios

  1. Inicie o gvSIG, crie uma Vista e adicione o tema Vegt.shp, abra a tabela de atributos do tema e coloque o tema em edição, para que a tabela de atributos também esteja em edição. (Acesse o vídeo ex05_01.htm).
  2. Altere a estrutura da tabela de atributos, criando um atributo denominado gr_prs, de tipo double. (Acesse o vídeo ex05_02.htm).
  3. Para o atributo anteriormente criado (gr_prs), faça um cálculo utilizando a seguinte fórmula area()/ 10000 * [GMP]. Ordene a tabela pelo campo GMP e altere os registros com valor de GMP de 1.0 para 1.5. Calcule novamente o gr_prs utilizando a fórmula anterior. (Acesse o vídeo ex05_03.htm).
  4. Finalize a edição do tema Vegt, altere a legenda do tema para intervalo, utilize o campo gr_prs, faça uma classificação de quatro categorias. (Acesse o vídeo ex05_04.htm).
  5. Ative o campo Area do tema Vegt e faça as estatísticas básicas para esse campo. Copie os resultados com Ctrl + C e cole os resultados em um editor de textos. (Acesse o vídeo ex05_05.htm).
  6. Ordene de forma decrescente a tabela de atributos de Vegt pelo campo Area, selecione as 10 maiores areas, copie os registros e cole em um editor de textos e/ou numa planilha eletrônica. (Acesse o vídeo ex05_06.htm).
  7. Inicie a extensão Sextante, acesse o grupo de ferramentas para tabela e faça uma análise de regressão entre os atributos GMP e gr_prs. (Acesse o vídeo ex05_07.htm).
  8. Crie uma nova Vista, adicione o shapefile seg.shp e também a tabela log.dbf, relacione, através da união, considerando os campos ID_LOG das duas tabelas. (Acesse o vídeo ex05_08.htm).