Outras Operações do gvSIG

  • §CLIP
§            O CLIP é uma ferramenta utilizada para extrair uma cópia de um dado geográfico de entrada, considerando a área geográfica de um segundo dado (tema de polígonos). O resultado do CLIP é uma cópia do dado de entrada, porém recortado conforme a geometria do segundo dado. O dado de entrada pode ser de pontos, linhas ou polígonos, mas o dado para CLIP deve ser de polígonos.
  • §Diferença
§            A operação de diferença é realizada da mesma forma que a operação de CLIP, mas o resultado é oposto ao resultado de CLIP, ou seja, somente as áreas do primeiro dado de entrada que não são sobrepostas pelo segundo dado de entrada  são mantidas e as áreas coincidentes são eliminadas.
  • §Merge
§            Merge é utilizado para realizar a junção de dois ou mais dados geográficos pertencentes ao mesmo tema. Por exemplo, junção de várias folhas digitalizadas de drenagem, tem que ser realizada através da ferramenta Merge.
  • §Dissolve
§            Quando se tem um dado geográfico de polígonos que possuem atributos de mesmo valor, é possível dissolver as bordas dos polígonos que possuem o mesmo valor. Por exemplo, considerando um mapa de limites de município, contendo como atributo a U.F. do município, é possível produzir um dado geográfico de Estados através de dissolve.