Entrega de veículo aéreo não tripulado (vant) será realizada no próximo dia 24

O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG), convida a todos para participarem da cerimônia de entrega do principal equipamento do convênio entre o Ministério Público de Goiás (MP-GO) e a UFG/Lapig, o veículo aéreo não tripulado (Vant) - Sensefly, modelo eBee Plus RTK, categoria asa-fixa que é dentre os mais equipados e portáteis do mundo.

A cerimônia ocorrerá no dia 24 de abril (segunda-feira), às 09h, no Lapig (sala Aqua).

O convênio

A Cooperação Técnica foi celebrada em 13 de dezembro de 2016 entre a UFG (Iesa/Lapig) e o MP-GO e, terá duração de 5 anos. O projeto intitulado: “Plataforma Aérea Não Tripulada para Aquisição de Indicadores Socioambientais em Meio Urbano e Rural” é coordenado pelo prof. Dr. Manuel Eduardo Ferreira e, visa promover estudos, avaliações e diagnósticos na área de meio ambiente e geoprocessamento, empregando Plataformas aéreas não tripuladas, popularmente conhecidos como drones, para a geração de imagens aéreas (mosaicos ortorretificados) e demais produtos cartográficos (ex: Modelo Digital de Superfície, mapa de cobertura e uso do solo, mapa de Áreas de Preservação Permanente, avaliação de áreas degradadas ou em risco para a ocupação humana, erosões, dentre outros levantamentos).

Tais informações subsidiarão as atividades do Ministério Público, em especial àquelas demandadas pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) e da Coordenação de Apoio Técnico Pericial (Catep), responsáveis pela fiscalização de crimes ambientais e danos ao patrimônio público praticados no ambiente do Cerrado.

No campo das geotecnologias, o uso de veículos aéreos não tripulados se apresenta como uma das metodologias mais modernas e versáteis para a caracterização do meio ambiente e uso do solo (tanto em ambientes urbanos quanto rurais), em especial na geração de imagens da superfície terrestre e de respectivos produtos cartográficos, com elevado nível de detalhe e precisão, sempre que necessário.