Cursos de extensão da UFG oferecem capacitação em geotecnologias

O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), da Universidade Federal de Goiás (UFG) abre inscrições a partir do dia 13 de setembro para os cursos oferecidos pelo projeto de extensão Lapig Geocursos, destinado às demandas de formação na área de geotecnologias. As aulas serão ministradas entre setembro e novembro no Lapig e tem como o objetivo capacitar profissionais e estudantes de nível médio, técnico e superior que desejem aprender sobre as tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informações com referências geográficas.

Os Geocursos foram criados em 2008 com o objetivo de aplicar a excelência da academia às demandas da sociedade e proporcionar para os públicos estratégicos uma formação diferenciada.

Um dos destaques dessa temporada é o curso de “Sensoriamento Remoto e Cartografia por Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT)”, sua criação foi motivada pelo crescente uso desta tecnologia nas áreas de monitoramentos e mapeamentos geográficos de áreas urbanas e rurais.  E, ainda, o curso de "Sensoriamento Remoto aplicado a Interpretação e Classificação de Imagens", criado para atender as demandas crescentes do uso de imagens de satélite para análise de ocupação das terras.

Também é destaque dos Geocursos os cursos dos softwares ArcGIS e QGIS, que visa propiciar aos interessados aprendizagem de atividades básicas em um sistema de informações geográficas, incluindo a aquisição e a manipulação de dados e a elaboração de mapas temáticos.

Todos os cursos são ministrados nas sextas-feiras e aos sábados, de acordo com a carga horária ofertada e, o valor do investimento é de R$ 215 (valor inteira) e R$ 115 (valor estudante de qualquer Instituição de ensino). As inscrições são realizadas exclusivamente no portal do Lapig e o pagamento é por depósito bancário, cujos dados são gerados após a inscrição.

 

Ficou interessado? Inscreva-se aqui.

 

 

 

Texto: Joyce Rosa

Imagem: Divulgação

Fonte: Comunicação Institucional Lapig