Mestrando Vinícius Mesquita participa de atividades na Unicamp

O mestrando em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e bolsista de pesquisa do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), Vinícius Vieira Mesquita participou entre os dias 09 e 13 de abril de uma série de atividades na Unicamp (Universidade de Campinas - SP). A visita faz parte do processo de elaboração da tese do mestrando, a qual possui como um dos objetivos, a produção de uma biblioteca de dados espectrais de pastagens.

Durante a visitação ao Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, o discente realizou treinamentos direcionados ao uso e comparação das informações obtidas a partir dos espectrorradiômetros Spectral Evolution SM-3500 e ASD FiledSpec 4, sob a supervisão do professor doutor Carlos Alberto de Souza Filho.

Por fim, o mestrando acompanhou a disciplina  “Processamento Digital de Imagens de Satélite (PDI) aplicado à Geologia”. Ministradas pelo professor doutor Diego Fernando Ducart, as aulas foram direcionadas para o ensino de técnicas de processamento de imagens de satélite multiespectrais e hiperespectrais aplicadas ao mapeamento de feições geológicas, assim como, para o aprendizado de princípios para a utilização de bibliotecas espectrais de dados geológicos para o refino dos mapas gerados.

Foto: Vinícius Vieira Mesquita

Texto: Brenda M. Jesus