Doutoranda Vanessa Lopes participa do 2º Colóquio Lapig

O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou, no início do mês de abril, seu segundo colóquio. O evento teve como finalidade divulgar as atividades desenvolvidas pelo laboratório e, contou com a participação da doutoranda Vanessa Cristina Lopes, que integra o programa de pós-graduação em Geografia (PPGeo) da UFG .

Sob orientação do professor doutor Laerte Guimarães Ferreira e co-orientação do professor doutor Fausto Miziara, a tese da doutoranda relaciona-se ao Programa Pastagem (coordenado pelo professor dr Laerte), e, visa investigar como o método/equipamento aplicado em determinado estudo pode influir no resultado final obtido, restringindo as observações ao Estado de Goiás.

A tese de doutoramento intitulada “A Dinâmica da ocupação e uso das terras em Goiás – Uma análise a partir de dados de múltiplas fontes”, baseia-se no estudo e na comparação da construção de três cenários. O primeiro, edificado a partir dos dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segundo, baseado em materiais provenientes da interpretação visual e técnicas de sensoriamento remoto. E por fim, o terceiro cenário, este alicerçado na análise da apropriação dessas informações em teses e dissertações.

Texto e Imagem: Brenda M. Jesus