Projeto Lapig Geocursos 2018 inicia suas atividades

Tiveram início hoje (27/04) as atividades da 10° edição do projeto de extensão Geocursos, que é desenvolvido pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A iniciativa vai de abril a junho, com aulas ministradas às sextas-feiras e aos sábados e tem como objetivo promover a capacitação profissional na área de geotecnologias, sendo aberta à participação de toda a comunidade.

Ministrado pelos doutorandos Anna Cláudia dos Santos e Rodrigo Lima Santos,  sob a supervisão da professora Dra. Elaine Silva, o primeiro dia do curso “Base de dados geográficos: aquisição, organização e análise no QGIS 2.14” contou com a participação de discentes, docentes e profissionais da área de geotecnologias, tendo como foco a promoção da aprendizagem básica para a aquisição, organização e manipulação de dados em sistemas de informações geográficas, em especial o QGis 2.14.

Além desse curso, também são destaques nesta temporada as atividades voltadas para o desenvolvimento de técnicas cartográficas e processamento com Vant, as iniciativas de sensoriamento remoto aplicado à interpretação e classificação de imagens, bem como o ensino da geotecnologia aplicada á análise de bacias hidrográficas, além do uso dos softwares ArcGis e QCIS.

Para saber mais sobre esse e os demais cursos oferecidos nesta edição do Geocursos clique aqui.

Imagens: Mariana Gomes

Texto: Brenda M. Jesus