Lapig testa aplicativo AgroTag da Embrapa Meio Ambiente

O Laboratório de Processamento de Imagem e Geoprocessamento (Lapig) vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG) testa desde 2017, em atividades de campo, o aplicativo AgroTag desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente com apoio da Rede ILPF e da Plataforma ABC em 2016.

Trata-se de um aplicativo multitarefa que agrega dados geoespaciais multifonte, de campo, de bases institucionais e de diferentes sensores remotos por meio de um banco de dados colaborativo. Essa colaboração parte do acervo interinstitucional e governamental (mapas de uso da terra e cobertura nacional de imagens de satélite) e de dados que serão inseridos automaticamente à medida que novos usuários utilizarem a ferramenta.

O sistema do aplicativo está em processo de finalização da alimentação do banco de dados e de validação, por esse motivo só estará disponível para agricultores a partir de outubro. Vale ressaltar que as informações de propriedades rurais privadas terão garantia de sigilo já que a informação coletada será analisada de forma conjunta e não individualizada.

Esta versão servirá de base para atualização/customização dos futuros módulos do app: AgroTag_ilpf, AgroTag_aqua e AgroTag_veg.

O aplicativo está disponível para download no Google Play e também pode ser acessado pela WebGis AgroTag.

Foto de divulgação do App

Texto: Marianie C. Garcez