Lapig promove treinamento para mapear o bioma Amazônia

Na última segunda-feira, 29 de abril, o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), da Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu o treinamento para mapeamento do bioma Amazônia que foi ministrado por Antônio Fonseca, pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), instituição essa responsável pelo desenvolvimento do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), que monitora o bioma e detecta a partir de imagens de satélites áreas de desmatamento na Amazônia. Esses dados são disponibilizados à população e aos tomadores de decisão.

Este treinamento é o último a ser ministrado no âmbito do projeto “MapBiomas Big Data: Inspeções de pontos”, desenvolvido no Lapig sob a coordenação da Professora Dra. Elaine Silva. O objetivo do projeto é gerar Bigdata (grande volume de dados) para treinar algoritmos e auxiliar na análise de acurácia das coleções do MapBiomas e de futuros mapeamentos do Brasil. Até o final de julho serão gerados 9,9 milhões de amostras para todos os biomas brasileiros. Essa iniciativa conta com a participação de 14 discentes de graduação de iniciação científica que ao término das atividades estarão aptos a mapear biomas do Brasil.

Texto: Alice Borges

Imagens: Alice Borges