Encerrada a primeira temporada do Geocursos/2019

No último mês de julho foi encerrada a primeira temporada do projeto de extensão Geocursos do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foram ofertados seis cursos, realizados ao longo de três meses e, que contaram com a participação de diversos profissionais e alunos de graduação e pós-graduação.

Durante essa temporada, centenas de pessoas estiveram no Lapig para participar do projeto. Profissionais de Instituições como Saneago, Embrapa, Ministério Público de Goiás, Controladoria Geral da União, Fundo de Parceria para Ecossistemas Crítico, Fundação Arthur Bernardes de Viçosa são alguns exemplos de parceiras nessa temporada. Quanto aos discentes, o público-alvo não se limitou à UFG, mas Instituições como IFG, UNB, UEG, PUC, Faculdades Anhanguera e Faculdade Católica de Anápolis.

Os cursos abordaram temas como o geoprocessamento (aquisição, organização e análise de dados com o QGIS e a elaboração de mapas temáticos), o sensoriamento e processamento de imagens em nuvem utilizando Google Earth Engine e o sensoriamento remoto aplicado a interpretação e a classificação de imagens, bem como a capacitação, teoria à prática, na utilização de Veículos Aéreos não tripulados (Vants).

A temporada foi encerrada com um curso especial em parceria com o Laboratório de Silvicultura Tropical (Lastrop) da Universidade de São Paulo (USP). O curso denominado “Monitoramento Agrícola e Florestal com Drones” foi ministrado pelo Dr. Danilo Almeida e tinha como objetivo capacitar para coleta, processamento e análise de dados de fotogrametria 3D.

Se interessou por algum curso? Aguarde! Em breve será lançada, no portal do Lapig, a segunda temporada de 2019 que terá seu primeiro curso ministrado em setembro.

Texto: Gabrielly Andrade

Imagens: Divulgação