Lapig inicia o refinamento de polígonos do Mapbiomas Alerta

O Laboratório de Processamento de Imagens (Lapig), do Instituto Estudos Socioambiental (Iesa), da Universidade Federal Goiás (UFG) iniciou no mês de novembro os trabalhos de refinamento de polígonos do projeto Mapiomas Alerta, que é desenvolvido por uma rede colaborativa de pesquisadores e, no Lapig, está sob a coordenação da professora Dra. Elaine Silva.

O Mapbiomas Alerta é um projeto que gera documentação de alertas de desmatamento que são emitidos por diversos programas como o DETER, SAD, SipamSAR (Amazônia) e GLAD (outros biomas). Após a emissão desses alertas, o Mapbiomas Alerta gera então um laudo com informações como área desmatada, presença de APP ou reservas indígenas na área, entre outros.

Após a inspeção visual de 9 milhões de imagens de satélite no âmbito do projeto Mapbiomas BigData, o Lapig assume mais um desafio, desta vez com uma equipe de treze bolsistas dos cursos de Geografia e Ciências Ambientais da UFG. O treinamento da equipe foi realizado pela pesquisadora Kamila Balzan, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), no qual foi apresentado o toolkit do Google Earth Engine utilizado para análise de desmatamento.

Além do treinamento são realizados encontros semanais com o pesquisador Antônio Vitor, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), para esclarecimento de dúvidas.

Texto: Gabrielly Andrade

Imagens: Divulgação