Criado Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciência do Fogo (Nepef)

O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), da Universidade Federal de Goiás (UFG) passa contar, nesse primeiro semestre do ano, com um Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciência do Fogo (Nepef).

A criação do núcleo foi idealizada pela professora doutora Noely Ribeiro, no âmbito de sua coordenação do projeto de pesquisa sobre o estudo do fogo no Território Quilombola Kalunga (financiado pelo CNPq/Ibama/Prevfogo).

O principal objetivo do Nepef é estimular estudos, pesquisa e debates sobre temas relativos à ciência do fogo, que envolvem investigações sobre a ecologia do fogo e como as comunidades lidam com o mesmo, bem como as possibilidades de contribuição das ferramentas de geotecnologias para a identificação de áreas vulneráveis e susceptíveis à incêndios florestais. Além disso, o projeto visa contemplar, também, o amparo ao desenvolvimento e aplicação de ações de educação ambiental e programas de capacitação de pessoal.

Sob a coordenação da professora Noely Ribeiro, o Nepef conta com a participação de professores do Iesa e da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), ambas unidades acadêmicas da UFG, além de estudantes de graduação e pós-graduação, técnico administrativo e profissionais colaboradores do Ibama/Prevfogo.

Com a excelência do Lapig em estudos e pesquisas na área de geotecnologias e a competência técnico-científica da equipe que atuará nas atividades do Nepef, espera-se que o projeto contribua de forma significativa e eficiente na elaboração de propostas para o monitoramento, combate e prevenção de incêndios florestais.

nepef 1

Texto: Clarisse dos Santos Rodrigues