Conheça o canal da Plataforma de Conhecimento do Cerrado

Diversas iniciativas da sociedade (Governo, ONGs e empresas privadas) vêm promovendo estudos e/ou ações de conservação para o bioma Cerrado; todavia, a ausência de uma visão unificada desse conhecimento tem gerado uma duplicação de esforços, por vezes reduzindo a eficiência de projetos em prol deste ecossistema. Com objetivo de agregar e organizar o conhecimento acumulado sobre o bioma, o Laboratório de Processamento de Dados e Geoprocessamento (Lapig/UFG) desenvolveu a Plataforma de Conhecimento do Cerrado.

A plataforma, com interface amigável e acesso gratuito, compartilha dados e informações entre as várias partes interessadas no bioma. Por meio da compilação de bases de dados geográficas, somadas à ferramentas computacionais, a sociedade tem acesso rápido a informações de fontes confiáveis, permitindo um direcionamento mais assertivo dos recursos para iniciativas de manejo e conservação.

O lançamento da Plataforma ocorreu dia 16 de novembro de 2020 no canal do Youtube, contando com 1,1 mil visualizações. O evento mediado pela Profa. Elaine Silva (Lapig/UFG) contou com a participação do coordenador geral do projeto, Prof. Manuel Ferreira e de representantes do CEPF (Critical Ecosystem Partnership Fund), IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil) e do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA/UFG). Ainda, o Prof. Rherison Almeida foi responsável por promover a capacitação com vistas ao melhor aproveitamento da plataforma.

As capacitações estão entre os principais objetivos deste projeto, onde são apresentadas funcionalidades do portal, estatísticas e diversas aplicabilidades das bases de dados. No canal da Plataforma de Conhecimento do Cerrado já estão disponíveis videoaulas com as últimas novidades em Geotecnologias, ampliando as possibilidades de análise das informações ofertadas pela Plataforma. Confira o canal da Plataforma de Conhecimento do Cerrado clicando aqui.

Para o primeiro semestre de 2021 estão previstas cinco capacitações ao vivo pelo canal. A primeira ocorrerá dia 26 de janeiro, com emissão de certificado. Encontre o link para a inscrição e demais esclarecimentos no portal do projeto.

 

youtube plataformac