Vozes dos Biomas: Cerrado ganha uma plataforma de conhecimento, por Manuel Eduardo Ferreira

Em 2021, foi lançada a Plataforma de Conhecimento do Cerrado, que é uma iniciativa que reúne a Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF - Cerrado), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG) da Universidade Federal de Goiás (UFG). São mapas, fotos, filmagens, artigos científicos e material literário sobre o bioma, com detalhes municipais.

O nosso 66º entrevistado no Programa Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk é o geógrafo Manuel Eduardo Ferreira, Mestre em Processamento de Dados em Geologia e Análise Ambiental pela Universidade de Brasília e doutor em Ciências Ambientais pela UFG, representante do LAPIG, no grupo coordenador da iniciativa.

Ele é professor Associado da UFG, vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais (IESA); e pesquisador associado ao Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG) da universidade, na qual coordena o Núcleo de Pesquisa e Capacitação com Veículos Aéreos Não Tripulados (PRO-VANT). Suas principais linhas de pesquisa envolvem o monitoramento e a modelagem ambiental de paisagens naturais e antrópicas nos biomas Cerrado e Amazônia, por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, incluindo a organização e disponibilização de base de dados geográficas.

Ficha técnica:

• 66ª entrevista – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk
- Tema: Bioma Cerrado ganha uma plataforma de conhecimento
- Entrevistado: geógrafo Manuel Eduardo Ferreira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), à frente do grupo coordenador da Plataforma
- Pauta, produção, mediação e edição: jornalista Sucena Shkrada Resk
- Quando: 10/03/2021 (no ar em 23/03/2021)
- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk
-Link: https://bit.ly/3f8WMIE

66VozesdosBiomas ManuelEduardo Sucena10032021

 Fonte: Blog Cidadãos do Mundo