Histórico

2014 - 2015

Mapeamento e Caracterização da Cobertura e Uso das Terras no Bioma Cerrado

Projeto desenvolvido com apoio do GEF Cerrado (Global Environmental Facility / Banco Mundial), sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e participação, além do LAPIG, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Embrapa, IBAMA e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Como resultado direto deste projeto, foi gerado e disponibilizado o novo mapa de cobertura e uso da terra para o bioma Cerrado, à escala de 1:250.000 (TerraClass Cerrado).
2014 - 2015

Caracterização das Pastagens do Cerrado-Pantanal

Este projeto, fruto da parceria entre o WWF-Brasil e o LAPIG, teve por objetivo gerar / compilar informações relativas ao manejo, vigor e resiliência das pastagens nos biomas Cerrado e Pantanal, tendo-se como referência dados satelitários e dados de campo.
2014 - 2014

Radiografia das Pastagens do Brasil

Este projeto, fruto de termo de cooperação entre a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e a Universidade Federal de Goiás, teve por objetivo central a análise exploratória sobre o potencial de dados satelitários para o monitoramento da qualidade das pastagens do Brasil.
2013 - 2015

Organização e Disponibilização de Bases de Dados Geográficas para a Gestão Territorial e Ambiental do Estado de Goiás

Este projeto, apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), teve por objetivo disseminar, por meio do portal LAPIG, dados geográficos para a gestão territorial e ambiental do Estado de Goiás.
2012 - 2014

Dinâmica da Ocupação Territorial no Bioma Cerrado: Impactos, Tendências e Cenários

Este projeto, o qual teve por referência os resultados obtidos através do projeto A Historical Reconstruction of Vegetation Change and a Carbon Budget for the Brazilian Cerrado Using Multiple Satellite Platforms and Historical Aerial Photography e em encontro às metas estabelecidas no âmbito da Rede de Cooperação em Ciência e Tecnologia para a Conservação e o Uso Sustentável do Cerrado (ComCerrado / MCTI), buscou aprofundar o conhecimento sobre os modelos que explicam a ocupação e mudança no uso da terra no Cerrado, particularmente a partir da expansão da Fronteira Agrícola, propondo alternativas às transformações, em curso e futuras, sobre as paisagens do bioma Cerrado.
2012 - 2012

Levantamentos Aerofotogramétricos de Precisão

Projeto apoiado pelo edital Pró-Equipamentos CAPES (2012), por meio do qual foram adquiridos os nossos dois primeiros VANTs (Veículo Aéreo Não Transportado) , os quais continuam em operação, apoiando várias das iniciativas de campo do Lapig, incluindo: aferição e determinação da acuidade e precisão dos alertas (anuais) de desmatamentos e áreas queimadas; monitoramento de pastagens degradadas; geração de modelos digitais de terreno para avaliação da vulnerabilidade natural das paisagens.
2011 - 2014

Expansão Agrícola no Cerrado Brasileiro: Relação entre Mudanças Históricas e Futuras no Uso da Terra e Mecanismos Econômicos e Limitações Biofísicas

Projeto desenvolvido em parceria com o Woods Hole Research Center e Universidade Federal de Minas Gerais, com financiamento do NASA Land-Cover / Land-Use Change Program (NNX11AE56G). Especificamente, e no âmbito do LAPIG - UFG, fomos responsáveis pela compilação, processamento e análise de dados climáticos (precipitação, evapotranspiração e dados gravimétricos GRACE), mapeamento e análise de áreas de pastagens e modelagem de cenários de cenários futuros.
2011 - 2011

Levantamentos Planialtimétricos de Precisão

Projeto apoiado pelo Edital Pró-Equipamentos (CAPES), por meio do qual foi adquirido um par de receptores de sinais GPS / GNSS geodésicos para a obtenção de levantamentos planialtimétricos de precisão, necessários, entre outros, para o georreferenciamento de imagens de satélite e fotografias aéreas.
2010 - 2012

Apoio técnico para manutenção e ampliação do banco de dados geográficos do Lapig

Projeto apoiado pelo INCT Mudanças Climáticas (CNPq), por meio do qual foi implementado no portal do LAPIG a plataforma I3Geo (Interface Integrada de Ferramentas de Geoprocessamento para Internet - desenvolvida pelo MMA).
2009 - 2012

Mapeamento e Caracterização Biofísica de Áreas de Pastagens Cultivadas no Bioma Cerrado

Projeto apoiado pelo CNPq (Edital Universal), centrado em dois objetivos principais: a) atualização da área ocupada com pastagens cultivadas no bioma Cerrado e b) obtenção de mapas de biomassa e produtividade primária para a totalidade das áreas ocupadas com pastagens cultivadas.
2008 - 2011

“Araguaia - Mapeando para proteger”

Projeto apoiado pela FAPEG e desenvolvido por meio de parceria entre o Lapig e o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público do Estado de Goiás. Especificamente, foram realizados monitoramentos sistemáticos de desmatamentos e áreas queimadas (período 2002 a 2010) em toda a bacia do Rio Araguaia. Também foram atualizados os mapas de uso e ocupação dos solos, localizados os principais pontos erosivos da região, bem como organizado e distribuído material de apoio ao diagnóstico situacional da região (com o objetivo de amparar o Projeto Emergencial das Nascentes do Rio Araguaia da Promotoria Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia).
2008 - 2011

A historical reconstruction of vegetation change and a carbon budget for the Brazilian Cerrado using multiple satellite sensors and historical aerial photography

Projeto desenvolvido no âmbito do NASA Terrestrial Ecology Program em parceria com a Univesity of New Hampshire, Applied Geosolutions e Universidade de Brasília, o qual teve por objetivo a organização de bases de dados (incluindo fotografias aéreas) e a identificação, com base em séries-temporais MODIS, de grupos funcionais no bioma Cerrado.
2008 - 2011

Monitoramento Sistemático dos Desmatamentos no Bioma Cerrado

Projeto em parceria com a Conservação Internacional (CI) e a The Nature Conservancy (TNC), que teve por objetivo a geração de alertas de desmatamentos(bem como a análise de padrões e tendências espaciais e temporais) no bioma Cerrado, no período de 2002 a 2010. Ainda que este projeto tenha sido formalmente finalizado, a geração de alertas anuais de desmatamentos para a totalidade do bioma Cerrado continua até os dias atuais.
2007 - 2010

Interactions of Edaphic and Land-Use Factors on Water Resources of the Cerrado Region of Brazil

Projeto desenvolvido no âmbito do NASA Land-Cover Land-Use Change Program (NASA Grant No. NNG06GD51G) em parceria com o Woods Hole Research Center (WHRC) e Universidade de Brasília, o qual teve por objetivo geral quantificar os efeitos das mudanças de uso da terra, em curso e futuras, sobre os recursos hídricos do bioma Cerrado. Em particular, fomos responsáveis em derivar mapas de canopy water content, para todo o bioma Cerrado, a partir da integração de imagens hiperespectrais EO-1 Hyperion, Landsat e Terra MODIS.
2004 - 2007

Sistema Integrado de Alerta de Desmatamentos para a Amazônia

Projeto desenvolvido em parceria com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), no âmbito do qual foi desenvolvido o Sistema Integrado de Alerta de Desmatamentos, um sistema totalmente automatizado para detecção de desmatamentos, tendo por base o uso de imagens de resolução espacial moderada.