Histórico

2014 - 2017

Spatial metrics and baselines of degradation patterns and provision of ecosystem services by pastures in Brazil


Professor responsável: Laerte Ferreira

Projeto apoiado pela Gordon and Betty Moore Foundation (GBMF), cujos objetivos principais são: a) geração de um novo mapa das pastagens brasileirias; b) estimativa das áreas com pastagens degradadas; c) avaliação de serviços ambientais potenciais associados às áreas de pastagens no Brasil; d) identificação de tendências e padrões (degradação e recuperação) das pastagens brasileiras.
2014 - 2016

Estimativa da biomassa aérea lenhosa em formações savânica e florestal do bioma cerrado através de dados de campo e lidar aerotransportado


Professor responsável: Laerte Ferreira

Projeto apoiado pelo CNPq (Edital Universal), o qual tem por objetivo relacionar dados estruturais da vegetação lenhosa de Cerrado, coletados de modo padronizado, ao longo de um gradiente de variação de solos (textura e profundidade) e declividade, com dados LiDAR aerotransportado (este levantamento está sendo realizado na bacia hidrográfica do rio Vermelho, estado de Goiás, sendo que os dados LiDAR foram obtidos em outubro de 2015, no âmbito da iniciativa Sustainable Landscapes.
2015 -2016

MapBiomas: Inciativa de mapeamento de uso e cobertura do solo no Brasil


Professor responsável: Laerte Ferreira

O objetivo do projeto é contribuir para o entendimento da dinâmica do uso do solo no Brasil e em outros países tropicais tendo como base o desenvolvimento e implementação de uma metodologia rápida, confiável e de baixo custo para gerar mapas anuais de cobertura e uso do solo do Brasil a partir de 1985 até os dias atuais.
2015 - 2016

Portal de pastagens: uma plataforma web para visualização e análise de dados geográficos relacionados às pastagens brasileiras.


Professor responsável: Laerte Ferreira

O objetivo do presente projeto consiste na manutenção e na produção de melhorias e evoluções para o Portal da Pastagem (www.pastagem.org), cujas informações a serem tornadas públicas, permitirão dar suporte a múltiplas estratégias de otimização do uso do solo no Brasil bem como servirá de base para a modelagem espacial das áreas mais aptas ao restauro florestal, bem como às estratégias de compensação previstas na Lei Nº 12.651, de 25 de Maio de 2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa no Brasil.
2014 - 2015

Mapeamento e Caracterização da Cobertura e Uso das Terras no Bioma Cerrado


Professor responsável: Laerte Ferreira

Projeto desenvolvido com apoio do GEF Cerrado (Global Environmental Facility / Banco Mundial), sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e participação, além do LAPIG, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Embrapa, IBAMA e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Como resultado direto deste projeto, foi gerado e disponibilizado o novo mapa de cobertura e uso da terra para o bioma Cerrado, à escala de 1:250.000 (TerraClass Cerrado).
2014 - 2015

Caracterização das Pastagens do Cerrado-Pantanal


Professor responsável: Laerte Ferreira

Este projeto, fruto da parceria entre o WWF-Brasil e o LAPIG, teve por objetivo gerar / compilar informações relativas ao manejo, vigor e resiliência das pastagens nos biomas Cerrado e Pantanal, tendo-se como referência dados satelitários e dados de campo.
2014 - 2014

Radiografia das Pastagens do Brasil


Professor responsável: Laerte Ferreira

Este projeto, fruto de termo de cooperação entre a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e a Universidade Federal de Goiás, teve por objetivo central a análise exploratória sobre o potencial de dados satelitários para o monitoramento da qualidade das pastagens do Brasil.
2013 - 2015

Organização e Disponibilização de Bases de Dados Geográficas para a Gestão Territorial e Ambiental do Estado de Goiás


Professor responsável: Laerte Ferreira

Este projeto, apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), teve por objetivo disseminar, por meio do portal LAPIG, dados geográficos para a gestão territorial e ambiental do Estado de Goiás.
2012 - 2014

Dinâmica da Ocupação Territorial no Bioma Cerrado: Impactos, Tendências e Cenários


Professor responsável: Laerte Ferreira

Este projeto, o qual teve por referência os resultados obtidos através do projeto A Historical Reconstruction of Vegetation Change and a Carbon Budget for the Brazilian Cerrado Using Multiple Satellite Platforms and Historical Aerial Photography e em encontro às metas estabelecidas no âmbito da Rede de Cooperação em Ciência e Tecnologia para a Conservação e o Uso Sustentável do Cerrado (ComCerrado / MCTI), buscou aprofundar o conhecimento sobre os modelos que explicam a ocupação e mudança no uso da terra no Cerrado, particularmente a partir da expansão da Fronteira Agrícola, propondo alternativas às transformações, em curso e futuras, sobre as paisagens do bioma Cerrado.
2012 - 2012

Levantamentos Aerofotogramétricos de Precisão


Professores responsável: Manuel Ferreira e Laerte Ferreira

Projeto apoiado pelo edital Pró-Equipamentos CAPES (2012), por meio do qual foram adquiridos os nossos dois primeiros VANTs (Veículo Aéreo Não Transportado) , os quais continuam em operação, apoiando várias das iniciativas de campo do Lapig, incluindo: aferição e determinação da acuidade e precisão dos alertas (anuais) de desmatamentos e áreas queimadas; monitoramento de pastagens degradadas; geração de modelos digitais de terreno para avaliação da vulnerabilidade natural das paisagens.
2011 - 2014

Expansão Agrícola no Cerrado Brasileiro: Relação entre Mudanças Históricas e Futuras no Uso da Terra e Mecanismos Econômicos e Limitações Biofísicas

Projeto desenvolvido em parceria com o Woods Hole Research Center e Universidade Federal de Minas Gerais, com financiamento do NASA Land-Cover / Land-Use Change Program (NNX11AE56G). Especificamente, e no âmbito do LAPIG - UFG, fomos responsáveis pela compilação, processamento e análise de dados climáticos (precipitação, evapotranspiração e dados gravimétricos GRACE), mapeamento e análise de áreas de pastagens e modelagem de cenários de cenários futuros.
2011 - 2011

Levantamentos Planialtimétricos de Precisão

Projeto apoiado pelo Edital Pró-Equipamentos (CAPES), por meio do qual foi adquirido um par de receptores de sinais GPS / GNSS geodésicos para a obtenção de levantamentos planialtimétricos de precisão, necessários, entre outros, para o georreferenciamento de imagens de satélite e fotografias aéreas.
2010 - 2012

Apoio técnico para manutenção e ampliação do banco de dados geográficos do Lapig

Projeto apoiado pelo INCT Mudanças Climáticas (CNPq), por meio do qual foi implementado no portal do LAPIG a plataforma I3Geo (Interface Integrada de Ferramentas de Geoprocessamento para Internet - desenvolvida pelo MMA).
2009 - 2012

Mapeamento e Caracterização Biofísica de Áreas de Pastagens Cultivadas no Bioma Cerrado

Projeto apoiado pelo CNPq (Edital Universal), centrado em dois objetivos principais: a) atualização da área ocupada com pastagens cultivadas no bioma Cerrado e b) obtenção de mapas de biomassa e produtividade primária para a totalidade das áreas ocupadas com pastagens cultivadas.
2008 - 2011

“Araguaia - Mapeando para proteger”

Projeto apoiado pela FAPEG e desenvolvido por meio de parceria entre o Lapig e o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público do Estado de Goiás. Especificamente, foram realizados monitoramentos sistemáticos de desmatamentos e áreas queimadas (período 2002 a 2010) em toda a bacia do Rio Araguaia. Também foram atualizados os mapas de uso e ocupação dos solos, localizados os principais pontos erosivos da região, bem como organizado e distribuído material de apoio ao diagnóstico situacional da região (com o objetivo de amparar o Projeto Emergencial das Nascentes do Rio Araguaia da Promotoria Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia).
2008 - 2011

A historical reconstruction of vegetation change and a carbon budget for the Brazilian Cerrado using multiple satellite sensors and historical aerial photography

Projeto desenvolvido no âmbito do NASA Terrestrial Ecology Program em parceria com a Univesity of New Hampshire, Applied Geosolutions e Universidade de Brasília, o qual teve por objetivo a organização de bases de dados (incluindo fotografias aéreas) e a identificação, com base em séries-temporais MODIS, de grupos funcionais no bioma Cerrado.
2008 - 2011

Monitoramento Sistemático dos Desmatamentos no Bioma Cerrado

Projeto em parceria com a Conservação Internacional (CI) e a The Nature Conservancy (TNC), que teve por objetivo a geração de alertas de desmatamentos(bem como a análise de padrões e tendências espaciais e temporais) no bioma Cerrado, no período de 2002 a 2010. Ainda que este projeto tenha sido formalmente finalizado, a geração de alertas anuais de desmatamentos para a totalidade do bioma Cerrado continua até os dias atuais.
2007 - 2010

Interactions of Edaphic and Land-Use Factors on Water Resources of the Cerrado Region of Brazil

Projeto desenvolvido no âmbito do NASA Land-Cover Land-Use Change Program (NASA Grant No. NNG06GD51G) em parceria com o Woods Hole Research Center (WHRC) e Universidade de Brasília, o qual teve por objetivo geral quantificar os efeitos das mudanças de uso da terra, em curso e futuras, sobre os recursos hídricos do bioma Cerrado. Em particular, fomos responsáveis em derivar mapas de canopy water content, para todo o bioma Cerrado, a partir da integração de imagens hiperespectrais EO-1 Hyperion, Landsat e Terra MODIS.
2004 - 2007

Sistema Integrado de Alerta de Desmatamentos para a Amazônia

Projeto desenvolvido em parceria com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), no âmbito do qual foi desenvolvido o Sistema Integrado de Alerta de Desmatamentos, um sistema totalmente automatizado para detecção de desmatamentos, tendo por base o uso de imagens de resolução espacial moderada.