Atualização da Ferramenta “Inteligência Territorial”

Agora a ferramenta foi aprimorada e permitirá filtrar informações por Biomas Brasileiros, municípios e regiões de interesse.

A Inteligência Territorial é um instrumento complementar relevante no planejamento da inovação da pesquisa agropecuária. Pode ser entendida como um conjunto de ferramentas e métodos aplicados para a compreensão de um território em sua totalidade, por meio da integração de informações provenientes de diferentes bancos de dados. As informações integradas servirão para apoiar a tomada de decisões para o desenvolvimento territorial.

Com esta ferramenta é possível analisar e comparar informações sobre uso e cobertura do solo, das seguintes regiões:

• Biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal);
  • Estados;
  • Municípios;
  • Regiões de interesse: Matopiba e Arco do desmatamento.

Como acessar a ferramenta?

1º Acesse o mapa interativo: http://maps.lapig.iesa.ufg.br/

2º Clique em “Inteligência Territorial”;

Selecione uma região:

4º Clique em “Consultar”;

Dessa forma, é possível obter informações de uma somatória de valores, de cada uma das categorias de informações, considerando todos os municípios do Estado ou Região selecionada.

Caso o usuário queira ver um ranking dos municípios, sobre determinada categoria de informação:

5º Basta clicar sob a “seta”, localizada no lado esquerdo do nome da categoria;

Todos os municípios que tiverem algum valor referente a essa informação, estarão listados em ordem do maior valor para o menor, facilitando assim a análise e classificação. A “seta” também possibilita visualizar cada um dos municípios com seus respectivos valores, que contribuíram para o total geral da categoria. Um exemplo é a categoria “Área Total”, selecionada na figura abaixo, cujo valor da Caatinga é de 83.354.909 ha.

Outra melhoria implementada foi uma caixa de seleção opcional, para escolha do município. Essa ação depende diretamente da Região selecionada, pois os municípios que ficarão disponíveis serão os correspondentes à região escolhida, conforme a imagem abaixo:

Para visualizar as informações e valores de um único município, basta clicar sob ele na caixa de seleção. Os valores resultantes são alterados, de acordo com a escolha, refletindo somente os dados do município em questão. Se não tiver a informação quanto à determinada categoria, a mesma ficará desabilitada para seleção da camada no mapa, e com o valor “Sem Inform.” como mostra a figura abaixo: